Aprenda a administrar seu 13º salário

A primeira dica é não sair pagando todas as dívidas que você acumulou durante o ano. Afinal de contas, do que adianta acabar com o seu dinheiro rapidamente e posteriormente criar novas despesas? Portanto, trace um planejamento financeiro de forma que você tenha o controle das suas dívidas. Separe uma parte deste montante para quitar as contas de maior urgência, aquelas que estão tirando seu sono e mantenha somente as parcelas que não comprometem o seu orçamento.

Como o 13º é um prêmio de recompensa pelo seu trabalho e dedicação durante todo o ano, reserve uma parte deste dinheiro para comprar um presente para você mesmo, mas atenção: pague a vista! Desta forma, este “mimo” não irá se transformar em mais uma dívida dentro do seu orçamento.

Por último, reserve uma parte deste salário para aquelas despesas pesadas do começo do ano. Ter um dinheiro guardado para pagar IPVA, IPTU, matrícula de escola, entre outros, irá te deixar mais tranquilo para começar um ano bem e motivado. Fazer um balanço de seus gastos pode te ajudar a ter um ano mais tranquilo.